Explico:
Antes da lei do passe livre (em 2009), o estudante pagava 1/3 da tarifa e os outros 2/3 eram pagos pelos demais usuários (está na planilha de custos)! Além disso, as empresas recebem benefícios fiscais, como por exemplo, isenção do ISS (art. 3°, IV do Decreto n° 25.508, de 19/01/2005. É justo!
A lei, sancionada ainda no Governo Arruda, inicialmente, previa que o estudante não pagaria nada, os demais usuários continuariam pagando a mesma tarifa (com os 2/3 inclusos) e o GDF pagaria o valor integral às empresas.
Ou seja, as empresas iriam receber os 2/3 dos demais usuários e também do governo! O passe livre, deste jeito, se era bom para os estudantes era melhor ainda para as empresas. Felizmente, no governo Rosso a Lei foi modificada, corrigindo este erro inicial.
Ou seja, as empresas iriam receber os 2/3 dos demais usuários e também do governo! O passe livre, deste jeito, se era bom para os estudantes era melhor ainda para as empresas. Felizmente, no governo Rosso a Lei foi modificada, corrigindo este erro inicial.
Agora o Governador Agnelo Queiroz diz que vai voltar a pagar o valor do passe livre integralmente, como fazia o governador Arruda! Não dá para entender...
Em outras palavras, as empresas irão receber 5/3 da tarifa das viagens realizadas pelos estudantes: o GDF paga 1/3 que o estudante pagava. Irá pagar mais 2/3, como o governador prometeu. Os demais usuários continuam pagando a mesma tarifa, que inclui os 2/3 que o GDF irá pagar.
Honestamente: a tarifa deveria ser reduzida, uma vez que o GDF irá pagar os 2/3 do transporte dos estudantes! Entenderam?
Mas não... Continuarão pagando o mesmo valor. E o governador ainda diz que evitou o aumento das passagens. Claro, com o dinheiro público, que neste caso, será utilizado indevidamente, em proveito dos empresários do transporte.
Conclusão: as empresas irão ter um reajuste de 67% nas tarifas das viagens realizadas pelos estudantes, de forma disfarçada. Ou seja: para uma tarifa de 3,00 as empresas estão recebendo 5,00!! GDF pagará os 3,00 e os demais usuários continuarão pagando os 2,00 que sempre pagaram!
Se a intenção era aumentar o faturamento das empresas, para fazer frente ao reajuste dos rodoviários, o que é aceitável, que o Governador assuma este ônus. Não pode nem deve utilizar os impostos para se livrar do incômodo de ter que aumentar a tarifa dos transportes públicos em início de governo.
Conclusão: as empresas irão ter um reajuste de 67% nas tarifas das viagens realizadas pelos estudantes, de forma disfarçada. Ou seja: para uma tarifa de 3,00 as empresas estão recebendo 5,00!! GDF pagará os 3,00 e os demais usuários continuarão pagando os 2,00 que sempre pagaram!
Se a intenção era aumentar o faturamento das empresas, para fazer frente ao reajuste dos rodoviários, o que é aceitável, que o Governador assuma este ônus. Não pode nem deve utilizar os impostos para se livrar do incômodo de ter que aumentar a tarifa dos transportes públicos em início de governo.
Finalmente: Existem 2.500 ônibus em circulação, aproximadamente. Com o reajuste concedido aos rodoviários, haverá um aumento na folha de pagamento, já com encargos, de, no máximo, R$ 1.000,00. Se o GDF vai pagar mais R$ 7.500.000,00 para as empresas, representará R$ 3.000,00 a mais por ônibus. Não houve aumento das tarifas, mas houve aumento do faturamento das empresas de R$ 2.000,00 por ônibus.
Conclusão: Os rodoviários receberam aumento, as empresas aumentaram o faturamento, o governador se livrou do ônus político de reajustar as tarifas e os contribuintes irão pagar a conta...
Assim não dá...
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